Qualidade do sono ajuda a emagrecer

Você sabia que Qualidade do sono ajuda a emagrecer? Confira abaixo algumas dicas para você dormir bem

1. Evite bebidas que contenham cafeína e álcool. Lembre-se de que o álcool aumenta o cortisol, que diminui a produção de serotonina e favorece o ronco.

2. Se tiver o hábito de “beliscar” à noite, opte por alimentos integrais e de baixo índice glicêmico. Uma ceia adequada otimiza o transporte do triptofano da corrente sanguínea para o cérebro e assim melhora a síntese de serotonina.

3. Recomendo sempre um lanchinho de banana com canela e um pouco de semente de girassol.

4. Pratique exercício físico regularmente, mas evi-te que seja perto da hora de dormir. Tente fazer sua atividade de modo que termine pelo menos duas horas antes de dormir.

5. Use uma máscara de olhos para bloquear o excesso de luz, pois para produzirmos melatonina — o hormônio responsável pela qualidade do sono e pela regularidade dos ciclos do sono — precisamos estar em um quarto escuro. O bloqueio de luz favorece a conversão da serotonina em melatonina. Há estudos que mostram que mesmo uma pequena luminosidade, como a de nosso celular carregando, pode atrapalhar essa conversão.

6. Só deite na cama para ir dormir.

7. Antes de dormir pratique alguma técnica de relaxamento (a oração do terço é excelente!).

8. Considere a necessidade de utilizar suplementos nutricionais para melhorar a qualidade de sono — como triptofano —, mas lembre que precisamos também de cofatores enzimáticos para uma conversão adequada do triptofano em melatonina. São eles ácido fólico, vitamina B6 e a presença de magnésio.

Como você percebeu, a melatonina é muito importante; eis algumas dicas para aumentar sua produção:
1. Aproveite mais a luz do dia pela manhã. Dormir excessivamente pode dificultar a distinção entre a noite e o dia, reduzindo a amplitude dos ciclos de sono–vigília.

2. Tente exercitar-se pela manhã e não à tarde. A ativida-de física diminui a produção de melatonina durante o dia. A glândula pineal (localizada em nosso cérebro) funciona como um relógio que precisa ser ajustado todos os dias. A melhor maneira é a combinação de luz e atividade física, e não dormir durante o dia.

3. Evite ingestão de cafeína e bebidas alcoólicas durante a noite.

4. O jantar deve ser servido bem antes da hora de dormir. A digestão aumenta a temperatura do corpo e dificulta o sono.

5. Evite atividade mental excessiva após as seis da tarde. A liberação de hormônios ligados ao estresse provocada por essas atividades interfere com a produção de serotonina e consequentemente da melatonina também.

Este artigo foi escrito por Gisela Savioli

Categorias

Deixe seu comentário